segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A modernização do futebol

O futebol está cada dia ficando mais moderno.
Percebe-se isso com a desutilização cada vez mais frequente de homens-gol, o chamado centroavante.
É claro, que ainda existem exceções, e na maioria das vezes, essas exceções dominam os que vêm abandonando essa prática de ter "postes" dentro da área. Exemplo disso é o Fluminense, que com Fred e Washington, conquistou o Brasileirão 2010, e o próprio Flamengo, com Adriano em 2009.
Mas as mudanças, embora graduais, vêm acontecendo.
A Copa São Paulo de Juniores foi marcada por esse desapego por centroavantes.
A maioria dos clubes apostavam em garotos rápidos e leves para chegar as vitórias.
O campeão desse ano é o maior exemplo. O camisa 9 do time, Lucas, é baixinho, rápido e muito habilidoso, características que fogem um pouco do estigma dos camisas 9 que conhecemos na maioria.
Fora ele, os outros nem atacantes eram. Meias que encostavam na frente, mas não sendo atacantes de ofício, exemplos de Adryan, Negueba e Rafinha.

Outra importante característica da mudança que vêm ocorrendo no futebol, tivemos a chance de observar tambem na copinha.
A valorização do guardião das traves, o goleiro.
Apesar de ter um time recheado de talentos, o melhor jogador do Flamengo na copinha foi, sem dúvida, o goleiro César. Menino maduro e pronto para brilhar em breve no profissional. E só pra abrilhantar ainda mais a façanha do garoto, ele foi também, o melhor jogador de toda a competição.

Não sei se essas mudanças são boas ou não, mas é fato que um futebol dinâmico e com várias opções pra todos os setores, é muito melhor.

Nenhum comentário: